Águas de Jericó
- Pr. André Carvalho
- 12 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Eliseu foi um profeta de Israel, ajudante de Elias, no Reino do Norte, esse fato que aconteceu, foi o primeiro milagre de na vida de Eliseu após a partida de Elias. O quadro é claro: “Jericó era uma cidade bem situada”, ficava num vale, mas havia um problema gravíssimo: a água era má (talvez salobra) e como consequência, a terra era estéril, não dava frutos, Fica implícita a vontade de todos que Eliseu resolvesse o problema daquela cidade e seu povoado.
A solução é de uma simplicidade desconcertante: Eliseu solicita que os moradores daquela cidade, ele simplesmente pede sal num prato novo, vai até ao manancial, espalha o sal e pronto… a água fica boa.
Existem pessoas que se relacionam corretamente com os outros, são benquistas no meio, decentes, de boa reputação, responsáveis com suas obrigações. Para quem vê, são pessoas em paz consigo mesmas e com os semelhantes, algumas inclusive religiosas, acreditam em Deus , são pessoas bem colocadas na sociedade.
Jericó era bem situada, lembra? Se alguém visse de longe ou se apenas passasse por ela, teria achado a cidade altamente atraente para morar, com vontade de mudar para lá. Mas Jericó sofria de uma deficiência aguda, que deixava em grande desconforto, suas aguas eram amargas e sua terra estéril, até mesmo em perigo, não tinham mais como tirar a sua sobrevivencia, a própria subsistência da população. Não existe nada de mais básico para a vida do que água e alimento.
Pois essas respeitadas pessoas também têm problema gravíssimo, aliás, um mal de nascença: Com toda a aparência agradável e até alguma prática de bondade, Agora, claro que toda essas pessoas com alguma falta no coração (JESUS), deve ter consequências, quem dera aos moradores de Jericó que o problema da água ficasse só naquilo. Mas água ruim não serve também para tornar produtivas as plantações, os pomares, as hortas. Ou seja, em conseqüência da má água, a terra era estéril.
Neste mundo o que predomina é o interesse próprio, bajulação, abraços hipócritas. Isso para não falar em engano, falsidade, mentira, falso testemunho, manipulações em que o ser humano é usado como mercadoria nos dias de hoje para se atingir objetivos pessoais egoistas. Em tudo isso passa longe o amor com que os homens devem ter um para os outros. Amor ao próximo é elemento raríssimo neste mundo onde predomina o ódio, a vingança, a inveja. Tudo isso estou chamando de esterilidade.
Pense quais as águas (palavras e atitudes) estão sento jorradas de seu coração, lembre-se que dali sairá frutos que você mesmo irá colher futuramente. “TUDO AQUILO QUE O HOMEM PLANTAR, ISSO ELE VAI COLHER”






Comentários